sábado, maio 23, 2009

Mensagem de teólogo do século XVI aborda conflitos religiosos de hoje


Mensagem de teólogo do século XVI aborda conflitos religiosos de hoje




As lições de um teólogo francês nascido no século XVI se dirigem a um mundo pós-moderno, faminto de paz e unidade das comunidades, disse o presidente da rede mundial de igrejas reformadas, Clifton Kirkpatrick, disse que o reformador Calvino escreveu que "a cruz atravessa dez mares" sem vacilar, se a causa da unidade dos cristãos avançasse.

"Num mundo fragmentado e de uma Igreja, onde vários conflitos mais graves são o resultado de antagonismo religioso, Calvino é mais importante que nunca", afirmou Kirkpatrick.

A notícia é da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação - ALC -, 22-05-2009.

O líder reformado participou da celebração do 500º aniversário do nascimento do líder da Igreja Reformada, João Calvino, e o 4500 aniversário da Igreja Reformada da França.

"O repto não é simplesmente para celebrar Calvino senão para averiguar o que seria uma revolução calvinista no século XXI na França", assinalou Kirkpatrick, segundo o serviço de imprensa da ARM.

Uma revolução calvinista, descreveu, não seria violenta e desembocaria num movimento pela paz baseada na justiça, na economia e na proteção do mundo natural.

Em diversas ocasiões Calvino pediu aos franceses reformados que eram perseguidos por causa da sua fé para que não reagissem da mesma maneira.

"Essa chamada para a se converterem em fabricantes da paz não pode ser mais urgente hoje em dia", disse Kirkpatrick. "Como cristãos reformados, somos chamados a conduzir de modo diferente nossas comunidades e a fazer demonstrações vivas da compaixão, da justiça e do apoio mútuo", explicou.

Kirkpatrick esteve acompanhado pelo secretário geral da ARM, Setri Nyomi, e pelo presidente do Conselho Ecumênico Reformado (CER), Peter Borgdorff. Em junho de 2010, as duas organizações ecumênicas mundiais se fusionarão para converter-se na Comunhão Mundial de Igrejas Reformadas.

Fonte: http://www.unisinos.br/_ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=22533

Nenhum comentário: